China cobra fim das tarifas dos EUA e reage com retaliação.
O Ministério do Comércio da China pediu neste domingo que os Estados Unidos eliminem por completo as tarifas sobre produtos chineses. O comunicado veio após o presidente americano, Donald Trump, anunciar, na sexta-feira, a isenção de taxas para computadores, celulares e eletrônicos; medida que, segundo especialistas, beneficia principalmente empresas de tecnologia dos próprios Estados Unidos, como Nvidia, Dell e Apple.
Apesar da isenção, a maioria dos produtos chineses segue enfrentando tarifas que somam 145% para entrar no mercado americano. A China chamou o gesto de Trump de “pequeno passo” e afirmou que ainda avalia os impactos da decisão.
O aumento das tarifas tem marcado as últimas semanas. No início do mês, Trump subiu as taxas sobre produtos chineses em 125%, somando-se aos 20% já em vigor desde março. Além da China, outros países, como o Brasil, também foram atingidos por novas tarifas de até 10%.
Em resposta, Pequim aplicou uma retaliação equivalente: desde sábado(12/04), produtos norte-americanos também pagam 125% de tarifa para entrar na China.