Etanol na gasolina
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou na segunda-feira (17/03) que o governo pretende elevar a mistura de etanol anidro na gasolina dos atuais 27% para 30%. A proposta será encaminhada ainda este ano ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) para avaliação e possível aprovação.
O anúncio foi feito durante um evento de apresentação dos resultados de testes conduzidos pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), que avaliaram os impactos da nova mistura, chamada de E30, nos veículos. De acordo com os estudos, a mudança não compromete o desempenho dos motores, o que abre caminho para sua implementação sem riscos técnicos para os consumidores.
O ministro destacou que a medida deve ter um impacto positivo no preço do combustível para os consumidores. “Com o E30, o preço da gasolina na bomba vai cair. Isso é redução da inflação”, afirmou Silveira, estimando que o litro da gasolina pode ficar até R$ 0,13 mais barato.
Agora, a proposta será analisada pelo CNPE, que reúne representantes do governo e do setor energético. Caso aprovada, a nova mistura poderá ser adotada nos postos de combustíveis nos próximos meses, alterando a composição da gasolina vendida no país.
(Foto: Divulgação)