Paraguai convoca embaixador do Brasil por suposta espionagem da Abin
O governo paraguaio convocou o embaixador do Brasil no Paraguai, José Antônio Marcondes, para prestar esclarecimentos sobre uma possível espionagem da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
A convocação ocorre após um funcionário da Abin afirmar, em depoimento à Polícia Federal, que a agência teria conduzido operações de invasão hacker a sistemas do governo paraguaio e de autoridades envolvidas nas negociações da usina de Itaipu.
Em entrevista coletiva nesta terça-feira (1º/04), o ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Rubén Ramírez Lezcano, classificou o caso como “delicado” e cobrou explicações do Brasil sobre o impacto da suposta interferência.
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil negou qualquer envolvimento do governo Luiz Inácio Lula da Silva em uma suposta ação hacker contra o governo do Paraguai.
Em nota oficial divulgada na tarde de segunda-feira (31), o Itamaraty esclareceu que a operação mencionada foi autorizada pelo governo anterior, em junho de 2022, e suspensa pelo diretor interino da Abin em 27 de março de 2023, assim que a atual gestão tomou conhecimento do caso. Fonte:Redação Terra
Foto: Google