Projeto de anistia aos atos de 8 de janeiro avança na Câmara

O projeto que propõe anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro deu mais um passo na Câmara dos Deputados. O Partido Liberal protocolou um pedido de urgência para levar o tema direto ao plenário, com 262 assinaturas — número acima do mínimo necessário.

A deputada Rosana Valle, do PL de São Paulo, que representa Santos, está entre os parlamentares que assinaram o pedido. Já o deputado Paulo Alexandre Barbosa não constava na lista de assinantes.

Agora, a decisão de incluir o tema na pauta cabe ao presidente da Câmara, deputado Hugo Motta. Se aprovada a urgência, o projeto poderá ser votado a qualquer momento.

Com o regime de urgência, o projeto de anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro pode ser votado diretamente no plenário, sem passar pelas comissões da Câmara.

A proposta ganhou força após o PL reunir assinaturas suficientes, inclusive de deputados de partidos aliados ao governo.

O líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias, criticou a adesão de parlamentares da base ao pedido de urgência e cobrou uma posição clara dos aliados do Planalto.

Foto: Marina Ramos/câmara dos deputados(Hugo Mota)